População e Poder Público discutem importância da criação do Distrito de Taquaruçu Grande

Questões relativas à criação do Distrito de Taquaruçu Grande foram amplamente debatidas na tarde desta segunda-feira, 15, em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Palmas, com a presença de representantes do Poder Público e da comunidade local. Foram abordados temas como a regularização dos loteamentos, oferta de serviços públicos, assim como a preservação ambiental.
O representante do Executivo municipal, o secretário executivo de Planejamento Urbano, Lúcio Cavalcante, comentou sobre a necessidade da presença do poder público na região, com a criação de regras para ocupação ordenada e atenção às áreas de preservação ambiental. “Essa pauta retorna agora como uma demanda muito grande da Câmara de vereadores, e é uma retomada dessas discussões, pois vamos ter que ter uma visão muito mais aprofundada de realmente como aproveitar as potencialidades da região, sem perder de vista a necessidade de preservação ambiental, mas também de organizar aquele espaço todo. Já temos então uma série de possibilidades dentro do plano diretor atual, principalmente da ocupação das margens da rodovia e propriamente ali onde foi criado o perímetro urbano dentro do distrito”, disse.
A preservação ambiental e o bom aproveitamento do potencial da região também foram debatidas pelos presentes, com o vereador Carlos Amastha (PSB) afirmando não ser contra a criação do distrito, porém manifestando sua preocupação com o futuro de Palmas. “Aquelas são nossas nascentes, aquilo é o nosso patrimônio natural. O dia em que a gente fizer ‘lotinhos’ de 160 metros lá, estaremos condenando o futuro da nossa cidade”, pontuou.
Já a população aproveitou o momento para usar a tribuna e expressar suas insatisfações, principalmente, com a falta de regularização, serviços públicos e loteamentos desordenados. Dentre os moradores, o ex-vereador Etinho Nordeste, que disse ter ressalvas sobre a criação do Distrito, pedindo a atuação do poder público “para que ali seja de fato e de direito um distrito ordenado, organizado, valorizado e respeitado”, pediu.
Assim, os membros da Comissão Especial para Criação do Distrito de Taquaruçu Grande, os vereadores Zé Branquim (PL), Folha Filho (PSDB), Dian Carlos (SD), Rubens Uchôa (União), Professora Iolanda Castro (Republicanos) e Eudes Assis (PSDB) subiram à tribuna e destacaram que a regularização da área é uma demanda antiga que visa o bem estar da população daquela região. “Estamos fazendo algo pela população que tanto clamou para que déssemos o mínimo de dignidade para eles. Vamos fazer os trâmites legais com muita responsabilidade e levar qualidade de vida. Esse é o mínimo que podemos fazer pela população.”, pontuou o relator, Eudes Assis.
Também participaram da Audiência os vereadores Joatan de Jesus (PL), Walter Viana (PRD), Karina Café (Republicanos) e Balaio (Avante).
Texto: Aline Gusmão; Foto: Fernando Lucas
