Andrino, Laudecy e Rogério Santos reverenciam o “Dia da Consciência Negra”

por DICOM publicado 20/11/2019 15h50, última modificação 20/11/2019 15h51
Colaboradores: Paulo de Deus; Foto Aline Batista
Andrino, Laudecy e Rogério Santos reverenciam o “Dia da Consciência Negra”

Tiago Andrino

Em pronunciamento realizado na sessão de quarta-feira, 20, o vereador Tiago Andrino (PSB) destacou o “Dia da Consciência Negra”, uma data que homenageia Zumbi dos Palmares. Por meio da Lei 12.519/11 foi instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil. E a Lei 10.639/03 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas diretrizes e bases da educação nacional.

No seu discurso, o parlamentar lembrou que o Brasil foi o último país ocidental a acabar com o regime de escravidão. “O dia 20 de novembro é um dia muito importante para homenagearmos todos os heróis, que lutaram contra esse sistema que vigorou no país, por tanto tempo. O Brasil foi o último país do mundo a extirpar essa praga, que foi a escravidão. Infelizmente nós quase entramos no século XX com o sistema escravocrata. Nossos bisavós conviveram de perto com essa chaga. Hoje é dia de homenagearmos Zumbi dos Palmares, Luís Gama, André Rebouças, Maria Tomásia e tantos outros que lutaram pela causa da liberdade”, enfatizou emocionado o vereador pessebista.

Na sequência Andrino propôs uma “Nota de Repúdio” contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL/RJ) que proferiu em 19/11, no Congresso Nacional, discurso de conteúdo racista contra a população negra. “Lamentavelmente o deputado foi muito infeliz em sua fala contra a população afrodescendente brasileira. Negar o racismo é uma total falta de sensibilidade e conhecimento. É revoltante esse ato de intolerância e racismo do deputado. Proponho a essa Casa Legislativa que seja aprovado e enviado à Câmara Federal, uma nota de repúdio contra esse deputado, e mais: ele merece ser casado e expulso da politica brasileira”, sugeriu o vereador.

Já a líder do Executivo na Casa, vereadora Laudecy Coimbra (SD), citou a discriminação que sofre as mulheres negras. “A discriminação é grande, principalmente contra as mulheres negras, desse país. As mulheres lutam por igualdade. É uma luta histórica, ainda falta o reconhecimento da importância da mulher negra no Brasil. Nossa nação tem uma das maiores populações negras fora do continente africano. Nós, brasileiros, em sua grande maioria temos essa ascendência de sangue africano, por isso é importante combatemos o racismo. Aproveito mais uma vez para parabenizar todos as pessoas negras, mas principalmente, as mulheres negras desse Brasil”, frisou Laudecy.

Rogério SantosPor sua vez, o vereador Rogério Santos (Republicanos) destacou a importância da população negra do Brasil. “Falar sobre a consciência negra é falar sobre um povo que faz parte da história do Brasil. É o povo que construiu esse país, mas infelizmente, a cor representa divisão de classes, pois tudo isso é reflexo de 350 anos de escravidão”, enfatizou. Ato contínuo, o parlamentar completou: “Temos que romper esse preconceito, porque todos nós temos um descendente negro. Dados oficiais mostram que os negros ganham menos que os brancos no mercado de trabalho, o que comprova que ainda existe muita discriminação enraizada na população brasileira. Hoje é dia de comemorar a data da Consciência Negra e lembrar a figura de Zumbi dos Palmares, grande homem que lutou pela liberdade”, destacou Santos.