Blitz educativa leva orientações sobre os cuidados no trânsito para motociclistas em Palmas

por DICOM publicado 26/09/2018 20h45, última modificação 28/09/2018 10h15

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito e parceiros, foram à Avenida Teotônio Segurado na tarde desta quarta, 26, para levar conscientização e educação para o trânsito aos motociclistas que trafegavam pela via mais movimentada  da Capital.

Durante a ação, os motociclistas foram abordados e receberam dicas sobre a pilotagem consciente, cuidados e atitudes que podem contribuir para um trânsito seguro. A blitzcontou com a parceria da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Serviço Social e Nacional do Transporte (Sest/Senat).

O coordenador da Semana Nacional de Trânsito em Palmas e gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu, Celestino Pessoa, reforça a diferença que as ações realizadas durante a semana podem trazer para a redução dos números de acidentes envolvendo motociclistas em Palmas.

“Esse trabalho de educação que fazemos nas ruas é uma forma de chamar a atenção e educar os condutores para que eles sigam as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O desrespeito a essas leis é a principal causa de acidentes, e essa imprudência vem desde a ingestão de bebidas alcoólicas ao simples uso de sandálias de dedo, item que compromete a segurança do motociclista durante a pilotagem. Observar e estar atento a esses pontos é essencial e a blitz de certa forma abre o olho das pessoas para isso”, conclui.

O motociclista Alberto Souza enfatiza que as blitze educativas são positivas. “Muita gente ainda insiste em desrespeitar, mas é preciso que cada um faça a sua parte para evitarmos novas vítimas no trânsito. Eu estava de chinelo de dedo e o agente de trânsito me advertiu verbalmente aqui e tive que tirar. Sei que é para a minha segurança e que eu estava errado, então vou tomar mais cuidado de agora em diante”, acrescentou.

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é estabelecida, anualmente, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre a nova forma de encarar a mobilidade. É um estímulo para que os condutores optem por um trânsito mais seguro. Este ano, o tema é: “Nós somos o trânsito”.

(Informações da assessoria de comunicação da Sesmu)