Câmara de Palmas discute aumento de tarifa de transporte coletivo

Colaboradores: Paulo de Deus; Foto: Aline Batista
Câmara de Palmas discute aumento de tarifa de transporte coletivo

Primeiro a usar a tribuna foi o vereador Milton Neris

Na sessão ordinária de quinta-feira, 14, vereadores se manifestarem contra o aumento da tarifa de transporte coletivo em Palmas. Alguns parlamentares usaram a tribuna para questionar o aumento da passagem, que deve impactar o orçamento da sociedade palmense.  Os vereadores sugeriram alternativas ao Poder Público para reduzir o impacto sobre o custo da tarifa.

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Milton Neris (PP), que sugeriu levar ao Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) alternativas para não onerar os trabalhadores. Dentre as sugestões, o parlamentar propôs solicitar ao governo do Estado a isenção da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do transporte coletivo urbano. “Nós, vereadores, devemos encontrar meios junto à prefeitura e ao governo do Estado para que o valor da passagem não seja alterado”, disse Neris.

Já vereador Filipe Fernandes (DC) afirmou que as empresas de transporte público também têm que arcar com os custos do serviço, não colocando todas as despesas na conta da sociedade. “A população não aguenta mais pagar pelos aumentos de impostos. Se for possível, irei à Justiça e às ruas para protestar contra esse aumento”, falou o parlamentar.

Por sua vez, o vereador Moisemar Marinho (PDT), membro da Casa de Leis no Conselho, apontou como sugestão a extinção da taxa de regulação de transporte, que é recolhida pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas.