Câmara Municipal de Palmas homenageia primeira presidente da Casa, Maria da Balsa.

por DICOM publicado 07/01/2021 12h25, última modificação 07/01/2021 13h14
Colaboradores: Paulo de Deus, Foto: Leidiane Silva
Câmara Municipal de Palmas homenageia primeira presidente da Casa, Maria da Balsa.

Homenagem a Maria da Balsa

 

Na quinta-feira, 07, a Câmara Municipal de Palmas homenageou a ex- Presidente, Maria de Jesus Mendes Vieira, conhecida por Maria da Balsa. O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal. A ex-vereadora foi recepcionada pela Presidente Professora Janad Valcari (PODEMOS) pelos Parlamentares e servidores da instituição.

Maria da Balsa foi a primeira mulher a exercer um mandato de vereadora na Capital do Tocantins. Durante a terceira Legislatura entrou para história política do Estado quando foi eleita para presidir a Casa de Leis.

Durante o ato, a presidente da Câmara Municipal,  Professora Janad Valcari destacou a importância da homenageada.  “Temos aqui hoje pessoas honradas com sua presença, mulher aguerrida que a senhora é. Quando soube que foi a primeira e única mulher desta Casa, me deu mais garra, mais coragem para desempenhar o meu trabalho. Então, hoje tem uma Presidente mulher, espelhada na sua coragem, na sua garra, pois você lutou, batalhou. Hoje temos quatro parlamentares mulheres vereadoras e guerreiras, que estão aqui para lutar pelo povo que são minhas companheiras: Solange Duaillibe, Laudecy Coimbra e a Professora Iolanda , fico feliz em dizer  que sempre serei sua eterna filha”, lembrou Janad.

Maria da BalsaMaria da Balsa agradeceu a Presidente pela homenagem a que lhe foi concedida. “Não tenho palavras para agradecer, me sinto honrada em ter sido a primeira mulher a presidir a Casa. Ninguém acreditava que eu seria eleita. Aqui tenho muitas pessoas que considero como filhos. Fico lisonjeada em receber essa honraria”, agradeceu Maria.

Na ocasião, o vice- Presidente Rubens Uchôa (CIDADANIA), lembrou que é a vez das mulheres ocuparem espaços de poder. “Chegou o tempo das mulheres fazer esse trabalho, tudo no tempo de Deus. Essa renovação não aconteceu somente em Palmas, porque é uma renovação de ideias e de conceito. Acredito muito no trabalho que a Janad irá desenvolver nesta Casa seguindo os conselhos e a sabedoria de nossa Maria da Balsa” refletiu Uchôa.