Comissão Especializada recebe personalidades femininas. O foco do debate foi o funcionamento ininterrupto da Delegacia da Mulher

por DICOM publicado 14/03/2019 19h11, última modificação 14/03/2019 19h11
Colaboradores: Texto e Foto: Mariana Ferreira

A Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher recebeu na quinta-feira, 14, mulheres e lideranças que discutiram assuntos acerca de Políticas de Segurança às Mulheres, como parte das comemorações e reflexões alusivas ao Dia Internacional da Mulher. O foco do debate foi a atuação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), objetivando o seu funcionamento de 24 horas.

A vereadora Laudecy Coimbra (SD) defendeu a implantação da delegacia de atendimento ininterrupto e chamou atenção para a necessidade de estrutura no atendimento às vítimas. “Precisamos além de implantar essa delegacia, trazer uma estrutura adequada para lidar com toda essa situação tão delicada. A Câmara de Palmas está atenta na luta contra a violência da mulher, pois precisamos avançar e mudar essa realidade”.

A parlamentar falou ainda que, juntamente com o presidente da comissão, vereador Diogo Fernandes (PSD), fará um documento solicitando uma reunião com o governador do Estado do Tocantins, para sensibilizar Mauro Carlesse (PHS) no sentido de se posicionar contra a unificação de delegacias e a melhor estrutura de atendimento às mulheres no Tocantins.

O vereador Diogo Fernandes afirmou que fará a destinação de uma Emenda parlamentar para sanar o problema das casas de acolhimento. “Como vereador, vou destinar uma Emenda para a ampliação da casa abrigo do município, para que possamos acolher mais mulheres em situação de risco. Juntos somos mais fortes e conseguiremos trazer ações mais efetivas para as mulheres”, ponderou o pessedista.

A representante da Ordem dos Advogados do Tocantins (OAB) e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Alessandra Muniz, chamou atenção para as ocorrências de violência. “Sabemos que as agressões contra às mulheres, em sua maioria, ocorrem nos finais de semanas e a noite, então, ter uma delegacia especializada propiciará maior segurança para todas as vítimas”, explicou Alessandra.

Já a representante da Defensoria Pública, do Núcleo de Defesa da Mulher, Franciana Fátima Cardoso, também defende a criação da Delegacia Especializada com o atendimento 24 horas, contudo, apela pela estrutura. “Não adianta fazermos uma delegacia se não tivermos o mínimo de estrutura. Temos hoje duas e nenhuma delas atende os requisitos legais. Toda mulher tem direito ao atendimento digno, isto é lei. Deixo aqui meu apelo para que criemos uma delegacia com total estrutura”, ponderou.

Além dos vereadores Diogo Fernandes, Laudecy Coimbra, Vandim do Povo (DC), Hélio Santana (PV) e Lúcio Campelo (PR), estiveram presentes na referida reunião, várias personalidades engajadas na causa feminina, entre as quais, a representante da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Tenente Coronel Welere Gomes Barbosa; Neyla Rodrigues da ONG Meninas de Deus; Elaine Noleto Barbosa da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica; Nara Wanda do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas, entre outros órgãos e organizações.