Dia dos nordestinos é comemorado em sessão solene

por DICOM publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 10/10/2019 14h54
Colaboradores: Paulo de Deus ; Foto: Aline Batista

Músicas, poesias e muita animação marcaram a solenidade em homenagem ao povo nordestino, ocorrida na Câmara Municipal de Palmas, na quinta-feira, 10. A cerimônia foi proposta pelo presidente, vereador Marilon Barbosa (PSB), aprovada pelos demais parlamentares da Casa. No início da sessão ocorreu a apresentação da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, oportunidade em que foi executada a famosa música Asa Branca de Luiz Gonzaga, em homenagem a nação nordestina. O artista forrozeiro Daniel Gouveia também se apresentou no plenário e mostrou um pouco da rica cultura da região.

O autor do requerimento, Marilon Barbosa, destacou a importância da região para o país. “O Brasil não sabe viver sem o Nordeste. As melhores músicas, as praias mais bonitas, a cultura rica. Eu gosto da cultura do nordeste, na verdade, me sinto um nordestino. Não tenho dúvidas que é a região mais bonita do Brasil, por isso, me sinto alegre em poder fazer essa homenagem ao povo do nordeste. Agradeço os parlamentares que aprovaram a minha propositura. Obrigado a todos”, agradeceu o presidente.

Representando os homenageados o Presidente da Nação Nordestina, Walter Simões Nobre, falou sobre a presença dos nordestinos em Palmas. “Hoje somos 43% da população que vive em Palmas, fico muito feliz com essa homenagem. Os nordestinos têm muita importância, porque saíram de suas cidades de origem pra construir essa cidade. É uma felicidade imensa receber essa honraria. Fico muito contente em saber que já temos 583 homenageados tanto pela Câmara como também pela Assembleia Legislativa, por isso me sinto realizado em saber que a nossa luta tem dado resultado”, refletiu Walter.

Durante a solenidade os parlamentares Major Negreiros (PSB), Waldson da Agesp (PC do B) e Laudecy Coimbra (SD), que tem origens nordestinas, expuseram sobre a força do povo da região. “É com muita alegria que uso essa tribuna para falar desta bonita homenagem ao povo nordestino. Povo de garra que, com muita luta, consegue superar todas as dificuldades. Infelizmente ainda sofre muito preconceito, mas que tem demostrado a sua capacidade para superá-los e sua força para vencer a cada dia. Parabéns a todos” expressou Laudecy.

Dentre os homenageados o servidor da Câmara há mais de 20 anos, Marcos Monteiro Santana, um dos pioneiros de Palmas, falou sobre a importância da data. “A criação da data para homenagear o dia do nordestino já foi um grande avanço. Nós nordestinos ajudamos a construir esse país. É bom lembrar que o Brasil começou pelo Nordeste, portanto, nada mais justo e digno da gente ser lembrado, pelo menos uma vez no ano. Me sinto feliz e muito grato por receber essa honraria da Câmara Municipal de Palmas. Nós fomos e sempre seremos a base desse país. Nunca devemos esquecer do nosso papel, da nossa força e da honra que temos”, pontuou Marcos.

O Dia do Nordestino é comemorado anualmente em 08 de outubro, no Brasil. A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002).