Executivo faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 sobre Serviços de Saúde

por DICOM publicado 30/06/2020 14h35, última modificação 30/06/2020 14h55
Colaboradores: Aline Gusmão/ Câmara de Palmas; Fotos: Raiza Milhomem

Prestação de contas Saúde

A Câmara de Palmas recebeu na terça-feira, 30, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Borini Zemuner, para Audiência Pública que apresentou o Relatório de Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2020, sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Gestão dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo com o balanço, as receitas do primeiro quadrimestre foram de mais 81 milhões, enquanto as despesas totalizaram um valor um pouco superior a 75 milhões. Neste relatório, em especial, foi apresentado também um detalhamento específico sobre as ações relacionadas ao covid-19, referente aos 100 primeiros dias. Esse enfrentamento teve orçamento de mais de 26 milhões remanejados, oriundos de recursos de aportes financeiro recebidos e créditos extraordinários. Neste período, a capital contabilizou 1.665 casos confirmados, 981 recuperados e 17 óbitos, o que gerou uma taxa de letalidade de 1%. A ocupação de leitos clínicos e de UTI está, atualmente, em 47,62%.

Ainda no relatório, verificou-se que houve uma queda na procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a exemplo da UPA da região sul, que teve mais de 14 mil atendimentos em fevereiro e chegou a pouco mais de cinco mil em abril. “Temos nossas UPAs funcionando normalmente, com estrutura e equipe profissional, mas apesar disso as pessoas têm procurado menos, possivelmente por receio em contrair o Covid-19. O que percebemos também é que essa diminuição é de casos classificados como verdes, ou seja, casos leves, que tinham o habito de buscar a UPA como porta de entrada para o atendimento. Então são consultas que podem e devem ser atendidas na atenção primária”, explicou o gestor da pasta.

eriveltonO presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Covid-19, vereador Erivelton Santos (PV), destacou os trabalhos da Frente e criticou a ausência do Secretário de saúde nas reuniões realizadas por ela. “Visitamos UPAs, unidades de saúde, conversamos com órgãos de classe e usuários do sistema. Realizamos reuniões ‘online’ e não tivemos a participação do Secretário, que só está aqui hoje, por obrigação. Mas vou apresentar hoje o relatório da Frente para os vereadores e para o secretário, com nossa contribuição e sugestões para o combate a Covid-19. Neste momento é extremamente necessário fortalecer o SUS”, pontuou o pevista.

Já os vereadores Folha Filho (Patriota) e Lúcio Campelo (MDB) comentaram sobre o atendimento que receberam após terem sido diagnosticados como positivos para a doença, além de elogiarem os servidores de saúde pelo serviço prestado. “O atendimento da saúde está de parabéns, desde o atendimento psicológico a atendente que liga de três a quatro vezes por dia para saber como você está. Então deixo aqui meu agradecimento especial a todos os servidores da saúde”, parabenizou Folha.

saudePor outro lado, Milton Neris (PDT) cobrou a realização de mais testes, em especial para as pessoas com sintomas leves ou moderados. Sobre esta demanda, o secretário respondeu que há três tipos de testes sendo feitos na capital, porém eles têm limitação, já que o teste PCR só pode ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, caso contrário, pode gerar o “falso negativo”. Já os demais testes são de anticorpos e o organismo só gera anticorpos após o sétimo dia de sintoma. “Estamos testando casos assintomáticos, sim, como profissionais de saúde, integrantes das polícias civil e militar e servidores do sistema prisional. Todos esses são testados assintomáticos”, garantiu Borini.

Também participaram da audiência os vereadores Gerson Alves (PSL), Moisemar Marinho (PDT), Laudecy Coimbra (SD), Filipe Martins (PSDB), Vandim do Povo (PSC) , Rogério Santos (Republicanos), além de Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da Promotoria de Justiça da capital, com atribuição em saúde pública.