Folha propõe que pessoas com deficiência e doenças crônicas disponham de cuidadores

por DICOM publicado 30/05/2018 12h05, última modificação 30/05/2018 12h05

Programa Cuidador de Pessoa com Deficiência ou Mobilidade reduzida e a implantação de placas em braile em pontos de ônibus foram alguns dos projetos apresentados durante a sessão

Com o objetivo de garantir o cuidado necessário para melhorar a qualidade de vida dos usuários dos serviços de saúde, o presidente da Câmara de Palmas, vereador Folha Filho apresentou durante a sessão desta quarta-feira, 30, o Projeto de Lei que institui o Programa Cuidador de Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida ou de Dentes Crônicos no âmbito da Estratégia de Saúde da Família no âmbito municipal.

O programa visa oferecer serviços como cuidados preventivos de saúde, administração de medicamentos de rotina e outros procedimentos, cuidados com higiene pessoal, acompanhamento em deslocamentos necessários e apoio psicológico. Para facilitar a implantação, o projeto visa abrir vagas d estágio às faculdades que possuem alunos em disciplinas como Enfermagem e Fisioterapia.

“O nosso objetivo é garantir o atendimento adequado aos pacientes que possuem deficiência ou doenças crônicas e que necessitam de atendimento diferenciado. Muitos usuários do sistema municipal de saúde necessitam desse serviço de cuidador e, com certeza, sendo aprovado esse projeto a nossa população terá mais qualidade de vida”, frisou Folha durante a sessão.

Braile
Outro projeto apresentado pelo presidente foi o que institui a implantação de placas em Braile nos pontos e estações de transporte coletivo, para facilitar o deslocamento de pessoas cegas ou com baixa visão. Além de identificar os pontos d ônibus, as placas ainda facilitarão a identificação das vias públicas. “A identificação das ruas e paradas de ônibus vai possibilitar ainda mais independência a esses palmenses. Uma iniciativa que traz mais dignidade”, afirmou Folha.

Audiência com BRK
A realização de uma audiência pública com a empresa BRk Ambiental também foi solicitada pelo vereador Folha Filho. O objetivo é tratar sobre danos ambientais causados pelas estações de tratamento de esgoto no município.

“Precisamos e solução para a estação da região Norte e para a que está localizada no setor Bertaville. O mau cheiro é uma reclamação recorrente dos moradores da região e até hoje a empresa ainda não deu uma solução, não apresentou medidas que possam ser adotadas para minimizar esse problema. Queremos que a empresa venha participar e nos trazer as soluções, frisou Folha.