Frente Parlamentar em apoio à Educação é lançada na Câmara de Palmas

por DICOM publicado 17/06/2019 15h10, última modificação 17/06/2019 17h03
Colaboradores: Jessika de Jesus; Foto: Aline Batista

Na manhã de segunda feira, 17, foi lançada a Frente Parlamentar em apoio à Educação.  O objetivo é agregar conhecimento, promover debates e articular a produção de conteúdos em torno de uma plataforma de convergência, sobre os temas ligados a educação na gestão pública.

O vereador Tiago Andrino (PSB) destacou que o momento em que o país se encontra, é muito desafiador, e que a Frente tem o objetivo de abordar cada tema a fim de encontrarem soluções para amenizar os impactos na educação “Nossa intenção  é discutir sobre as grandes questões do Brasil, e nos colocarmos como ponto de apoio as questões, como do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre outros. Tanto no contingenciamento, como nos impactos da PEC do congelamento de gastos. Além de promover discussões sobre o Plano Nacional da Educação, que tem metas que estão em xeque. Será que as políticas que estão sendo implantadas em relação ao orçamento, permitirão o cumprimento as metas do Plano Nacional de Educação?” questionou.

A vereadora Laudecy Coimbra (SD) ressaltou que a Frente visa tratar exclusivamente da educação, e se faz importante para todos, tendo em vista que educar os jovens no mundo globalizado é um desafio para os educadores. “Vivemos em um momento que ideias e ideologias diversas estão afloradas entre os jovens e que influenciam suas vidas. Debater ideias e políticas para promover a educação é um passo importante para enfrentar esse momento”.

A Secretária Executiva Municipal de Educação, Berenice Aires, ressaltou a importância da criação de um espaço público para criação de políticas publicas capaz de implementar a educação do município “Nessa gestão nós ressignificamos o que foi feito durante os longos anos aqui na educação. Estamos trabalhando fortemente para que os nossos índices possam ser ainda maiores. Precisamos formar bem nossos professores, e aliado a isso, temos um grande projeto de formação continuada. Em 2020 precisaremos ressignificar os nossos currículos com implementação da nova base nacional comum curricular” explicou.

Educadora Nilmar Ruiz

Já a educadora Nilmar Ruiz, fez um breve histórico sobre os acontecimentos importantes na educação de Palmas. Desde as estruturas físicas, capacitação de professores, até a viabilização da participação de crianças que não tinham acesso às escolas, e destacou os desafios da educação “Precisamos inovar, não basta ter número bonito no IDEB, porque a educação brasileira está defasada. Não responde as necessidades reais. É preciso ter o fortalecimento das instituições públicas e privadas”. Ela frisou também a importância de trabalhar o coeficiente emocional das crianças, para que elas possam lidar com a realidade atual “Se a gente desenvolve nas crianças e nos jovens habilidades emocionais, eles vão se darão bem, inclusive respondendo o que as tecnologias exigem. Assim teremos condição de ter uma sociedade mais saudável” finalizou.

Os vereadores Major Negreiros (PSB), Filipe Martins (PSC), Claudemir Portugal (PRP), Moisemar Marinho (PDT) e Hélio Santana (PV) também participaram da reunião e destacaram a importância da Frente como objeto de elaboração de melhorias para a educação tanto em âmbito Municipal, quanto Estadual e Nacional.

Vários representantes de instituições educacionais públicas e privadas também se fizeram presentes, bem como representantes dos sindicatos dos servidores públicos municipais.