Município presta conta das Ações e Serviços de Saúde do 2º quadrimestre de 2020

por DICOM publicado 30/09/2020 15h28, última modificação 30/09/2020 15h28
Colaboradores: Aline Gusmão; Foto: Leidiane Silva
Município presta conta das Ações e Serviços de Saúde do 2º quadrimestre de 2020

Prestacao de contas saude 2 quadrimestre

A Câmara de Palmas recebeu na quarta-feira, 30, a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Silva Paranaguá, para Audiência Pública que apresentou o Relatório de Prestação de Contas do 2º quadrimestre de 2020, sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Gestão dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como de costume, a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Silva Paranaguá iniciou a apresentação explanando sobre os órgãos que compõem a Rede de Saúde do Município e os serviços prestados por ela, destacando a redução na procura pelo atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento e outras médias históricas. "Desde maio temos uma redução da procura de atendimento e avaliamos isto como a população procurando este atendimento apenas nos casos que são estritamente definidos ao cuidado à saúde, aumentando a busca pelo atendimento na rede básica, como deve ser. Outro ponto é o aumento no número de atendimentos do SAMU sem o envio de ambulâncias e a redução do número de trotes", comentou. 

Saude 2 quadrimestreSobre os dados epidemiológicos referentes ao Covid-19, a secretária destacou a preocupação com a velocidade da transmissão da doença que em maio estava em 1.75 e em 19 de setembro estava em 0.77, ou seja, casa pessoa infectada transmite para menos de uma pessoa atualmente. Além disso, ressaltou que o município requisitou 18 novos leitos para atender a demanda e, consequentemente, diminuir a taxa de ocupação nos hospitais. 

Dentre os questionamentos apresentados pelos parlamentares, destacaram-se a cobrança da apresentação dos valores recebidos por meio de recursos do Governo Federal e das Emendas destinadas pelos vereadores, a falta de remédios nas Unidades de Pronto Atendimento e a demora na realização de testes, além de críticas pela alta lotação no sistema de transporte público. 

Alguns vereadores também elogiaram o trabalho realizado pelo município no enfrentamento a pandemia ao afirmar que  dificuldades existem em todas as áreas do serviço público e que muito era novidade já que era uma doença nova, não sendo este um momento de fazer política.