Presidente Marilon esclarece controvérsias e demais parlamentares manifestam apoio à gestão

por DICOM publicado 30/04/2019 13h25, última modificação 30/04/2019 14h26
Colaboradores: Mariana Ferreira ; Foto: Aline Batista

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Marilon Barbosa (PSB), usou a tribuna na terça-feira, 30, para rebater algumas críticas relacionadas à licitação para contratação de floricultura, invasão cibernética ao sistema de rede compartilhada, além da manifestação dos candidatos classificados no cadastro reserva do concurso público.

Barbosa explicou que, ao aderir uma licitação já pronta, gera-se uma economia para a esfera pública. “Para a modalidade “carona”, usada neste caso, é necessário aderir o valor total da licitação, R$ 170.150,00 (cento e setenta mil cento e cinquenta reais), o que não significa que o valor total será utilizado no prazo vigente da Ata, mas apenas o necessário. Além disso, desde o início do ano, gastamos apenas R$ 5 mil em algumas solenidades da Casa, o que demostra nossa economia”, disse o pessebista.

Sobre a invasão de “hackers” ao sistema, o presidente enfatizou que a Casa Legislativa não sofreu nenhuma alteração por isso. “Os sistemas de gestão de pessoas, folha de pagamento e finanças, como também o site, não foram prejudicados pelos hackers, pois são geridos por outras plataformas. Nós não temos a intenção de negociar com os invasores, tomamos as medidas cabíveis rapidamente e continuamos o nosso trabalho”, declarou.

No que se refere ao concurso público e as diversas manifestações relacionadas ao cadastro reserva, Marilon explicou que todas as medidas legais sobre o assunto já foram tomadas, deixando claro, no entanto, que “cada gabinete tem sua livre escolha de assessores”. Sessão Ordinária

A manifestação gerou vários pedidos de aparte, oportunidade na qual os demais vereadores parabenizaram o presidente da Casa pelo seu trabalho e gestão. Manifestaram solidariedade e apoio a Barbosa, os parlamentares Laudecy Coimbra (SD), Hélio Santana (PV), Filipe Fernandes (DC), Etinho Nordeste (PTB), Milton Neris (PP), Vandim do povo (DC), Rogério Freitas (MDB), Rogério Santos (PRB), Moisemar Marinho (PDT), além de Claudemir Portugal (PRP), que resumiu o sentimento dos demais: “Te parabenizo por essa excelente gestão, pois sabemos que, juntamente com toda equipe, tem trabalhado de forma ágil e transparente”, disse Portugal (PRP).

Saúde

O vereador Moisemar Marinho (PDT) falou sobre o pagamento de gratificações de urgência e emergência para os profissionais de saúde do município, e requereu ao Executivo a incorporação desta gratificação aos técnicos e analistas de saúde ao salário dos mesmos. “Estes profissionais dão respaldo à nossa população, merecem o nosso respeito. Este parlamento está pronto para atender as demandas e fazer justiça a quem cuida do povo palmense”, ponderou Marinho.

Como forma de conscientização, o vereador Rogério Santos (PRB) apresentou um projeto de lei que visa a implantação da “Campanha do Laço Branco”, onde os homens saem em defesa das mulheres. “Apesar de estarmos vivendo no século 21, desde o século 19, as mulheres buscam seu espaço e lutam contra a violência. A mulher tem que ocupar o lugar que ela deseja, com todos os seus direitos, e nós homens precisamos apoiá-las.”, esclareceu o parlamentar.