Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária

Colaboradores: Paulo de Deus; Foto: Aline Batista
Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária

Comissão de Finanças

Os vereadores membros da Comissão de Finanças,Tributação, Fiscalização e Controle reuniram-se extraordinariamente na segunda-feira, 09, e aprovaram o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício financeiro de 2020. Após uma discussão ampla, por intermédio da realização de várias reuniões temáticas, a Comissão aprovou a lei com seis emendas, sendo uma delas redacional, uma modificativa, uma emenda Aditiva, além de três substitutivas e não houve emendas individuais.

O relator da LDO, Milton Neris (Progressistas) destacou a ampla discussão em torno da Lei de Diretrizes de 2020. “Esse relatório aprovado é fruto de uma ampla discussão e inovação que a Câmara de Palmas fez, inovando em seu papel de fiscalizar e legislar. É um modelo que será aperfeiçoado daqui pra frente, visto que o orçamento desse ano foi muito mais participativo e democrático”, analisou Neris.

O parlamentar citou que a Saúde e a Educação foram contempladas nos debates de forma positiva. “Conseguimos apontar soluções para problemas que o município vinha enfrentando, principalmente com relação ao financiamento da saúde. O orçamento de 2020 será focado em resolver os problemas da cidade, garantir médicos e uma melhor qualidade em todos os serviços prestados para população. A educação também passa por uma situação bem melhor em relação as suas dívidas, se comparada aos anos anteriores. Conseguimos avançar, estabelecendo regras claras para o pagamento das despesas de exercício anteriores; agora é obrigatório obedecer à ordem cronológica para os pagamentos”, destacou o relator.

O projeto agora segue para apreciação e votação em plenário, em turno único, cuja inclusão em pauta está atrelado a decisão da presidência da Casa legislativa e a regras regimentais.