Reunião pública homenageia o Dia da Juventude

Colaboradores: Paulo de Deus;Foto: Aline Batista
Reunião pública homenageia o Dia da Juventude

Reunião Solene

A Câmara de Palmas realizou, na sexta-feira, 27, Reunião Solene para comemorar o Dia da Juventude no Brasil, celebrado anualmente no dia 22 de setembro. O evento foi proposto pelo vereador e presidente da Comissão de Políticas Públicas, Rogerio Santos (Republicanos).

No início da solenidade o republicano fez um breve relato de sua vida, das dificuldades enfrentadas em sua juventude. “Tenho consciência da responsabilidade que tenho hoje na condição de representante do povo. Tive uma infância sofrida fui vitima dos vícios, mas graças a Deus, consegui superar e vencer. Acredito na ressocialização, tenho fé que podemos recuperar as pessoas. Sou exemplo de um jovem que venceu, mas tenho que agradecer, porque alguém acreditou em mim. Por isso, trabalhar para a juventude é tão importante. O objetivo desse encontro é reconhecer o trabalho das lideranças, que têm se dedicado em iniciativas de apoio e desenvolvimento aos jovens de nossa cidade” justificou o parlamentar.

O presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas, João Pedro Dornelles Claret, falou sobre as ações a frente da Pasta. Nosso principal projeto, no momento, é o nosso cursinho preparatório para vestibular, o “Vem Enem”, que está concorrendo ao melhor projeto de juventude do Brasil. Os alunos estão tendo acesso a “coach”, apoio psicológico e todos fazem simulados aos fins de semana. Com isso, eles tem alcançando médias excelentes, garantindo um bom resultado no vestibular. Estamos também com oficinas, centros profissionalizantes e, também, estamos acolhendo moradores de rua, projetos de palestras de prevenção as drogas, projetos voltados ao esporte. A Fundação está atuando, portanto, em diversos campos”, pontuou João Pedro.

Julia AlbuquerqueRepresentando os jovens de Palmas, Julia Albuquerque, do movimento “Unidos por um Mundo Melhor” discorreu sobre as ações do grupo. “O nosso projeto não tem vínculo político e nem religioso. Tudo que a gente faz e consegue é por meio de doações. O projeto trabalha com foco na área cultural buscando inserir os jovens na cultura, levando as ferramentas do movimento “hip hop”, onde são debatidos diversos temas. Na parte social, procuramos oferecer o básico para as famílias que estão passando por dificuldades, ajudando a inseri-los no mercado de trabalho. Nossos encontros são realizados no Jardim Aureni II, no entanto, alcançamos sete comunidades do município, beneficiando em torno de 1400 adolescentes. Agradeço a Câmara por esse reconhecimento para o nosso grupo, pois assim temos a oportunidade de mostrar para as pessoas que a periferia não é só o tráfico e o crime. Também temos cultura, nossos valores e representatividade. Nosso trabalho está valendo a pena”, destacou Júlia.

O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente em 12 de agosto e foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal. No Brasil, entretanto, a data é celebrada no dia 22 de setembro.