Vereador Folha defende a implantação de compensação financeira para ribeirinhos que preservem mananciais de abastecimento público

por DICOM publicado 16/03/2018 10h14, última modificação 16/03/2018 10h14

O vereador Folha Filho (PSD) realiza estudo que prevê mecanismos de compensação financeira aos ribeirinhos que preservarem os mananciais, que de forma efetiva ou parcialmente, são utilizáveis para o abastecimento público.

Durante audiência pública para debater com a sociedade, especialistas e entidades civis sobre o abastecimento de água na Capital, realizada nesta quinta-feira, 15, o Folha Filho usou a tribuna para defender o projeto que compensaria os ribeirinhos.

“Estamos em estudo com o nosso gabinete, assim que tivermos elaborado a melhor maneira de compensação aos ribeirinhos, entraremos em contato com a empresa BRK Ambiental, para lançarmos um programa de proteção e recuperação das bacias hidrográficas dos mananciais em conjunto”, explicou Folha.

A iniciativa é similar ao Projeto Oasis, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que contribui para a redução da perda de biodiversidade por meio de pagamento por serviços ambientais ligados à preservação dos recursos naturais e hídricos. A compensação financeira pressupõe que os agentes tendem a mudar seu comportamento por meio de incentivos econômicos, condicionados à adoção de práticas adequadas de uso do solo e conservação de áreas naturais.